domingo, 28 de Abril de 2024  19:45
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
10-05-2012

Fundação Portuguesa das Comunicações presta homenagem a José Ferreira Pinto Basto.


A Fundação Portuguesa das Comunicações (na foto) vai homenagear José Ferreira Pinto Basto, no âmbito das comemorações do Dia ...

A Fundação Portuguesa das Comunicações (na foto) vai homenagear José Ferreira Pinto Basto, no âmbito das comemorações do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, a 17 de Maio, em Lisboa.

A Fundação assinalará o centenário do nascimento de José Ferreira Pinto Basto (1912-1984), "dando a conhecer o seu contributo para o desenvolvimento do sector das telecomunicações em Portugal".

Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade do Porto em 1938, entrou para os CTT em 2 de Março de 1939 onde se manteve durante mais de 40 anos e onde terminou a sua carreira como Inspector Geral. Foi membro efectivo da Ordem dos Engenheiros, desde 25 de Setembro de 1939. "O Engenheiro José Ferreira Pinto Basto foi o grande impulsionador da automatização do serviço telefónico nas zonas rurais e das comunicações interurbanas e internacionais, motivando a criação da indústria de telecomunicações em Portugal". "Em 1950, esteve na origem da fundação do GECA – Grupo de Estudos de Comutação Automática, que em 1972 se transformou no CET – Centro de Estudos de Telecomunicações, ao qual sucedeu a PT Inovação em 1999", tendo sido membro da Comissão Instaladora da Universidade de Aveiro. "A importância das suas contribuições no desenvolvimento das telecomunicações em Portugal ultrapassa o período em que se verificou a sua acção direta, devendo ser considerada, também, como potenciadora de inovação perdurável até aos nossos dias", pode ler-se num comunicado de imprensa.

A homenagem, inserida no Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, inclui uma intervenção da Professora Fernanda Rollo do Instituto de História Contemporânea. Associando-se à homenagem, os CTT irão lançar um Inteiro Postal de comemoração do centenário do seu nascimento. Na Fundação Portuguesa das Comunicações será ainda inaugurada uma exposição sobre alguns dos principais equipamentos de telecomunicações desenvolvidos sob a orientação de José Ferreira Pinto Basto e alguns dos trabalhos desenvolvidos pelas equipas do CET.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®